Bem-vindos!!!

Ad libitum...

domingo, 29 de maio de 2011

Yngwie Malmsteen (Trilogy Suite)

O excêntrico Yngwie Malmsteen é um ícone da guitarra virtuose dos anos 80, que em 2002 registrou em DVD um trabalho prévio muito interessante: Concerto para guitarra e orquestra.

Acompanhado pela Orquestra Jovem do Japão, aqui temos o primeiro movimento de sua Trilogy Suite, Op. 5. Neste concerto também estão suas conhecidas composições, como: "Far Beyond the Sun" e "Evil Eye".



Malmsteen é admirador assumido da música clássica, inclusive nitidamente influenciado por violinistas virtuoses no seu modo de compor e tocar. São quase 30 discos solo, sendo boa parte deles com vocais também.

Seu primeiro álbum, "Rising Force", 1984, ainda é um dos mais lembrados quando o assunto é guitarra neo-classical.


Leia mais em:
www.yngwiemalmsteen.com/home.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Paul Gilbert (Technical DIfficulties)

Hoje, temos aqui o irreverente Paul Gilbert. Excepcional trabalho. Essa vai para todos aqueles que gostam de solos e riffs de guitarra!

A composição "Techicnal Difficulties" é ainda da época da Racer X.




Paul Gilbert tem uma carreira solo excepcional com ótimos discos (instrumentais ou não), mas ficou conhecido pelo trabalho no começo dos anos 90 com o Mr. Big, que inclusive voltaram para mais uma turnê.

Vale a pena conferir discos solo, como: "Get out of my yard", 2006, e "Burning Organ", 2002.


Veja mais:
www.paulgilbert.com/
www.mrbigsite.com/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Banda Mantiqueira (Linha de Passe)

Aqui, a banda Mantiqueira interpreta a "Linha de Passe", composição do grande violonista João Bosco.

Um dos grupos instrumentais mais conhecidos do Brasil, a big band toca composições próprias e de outros nomes da música brasileira, como: Pixinguinha, Caymmi, Tom Jobim, e outros.



Agora em 2011 eles completam 20 anos de formação. São 4 discos lançados, um deles fruto de um encontro com a OSESP (Orquestra do Estado de São Paulo), com peças de Villa-Lobos, Chico Buarque, Guinga, além de choros e serestas. Confira!


Leia também:
http://www.bandamantiqueira.com.br/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

João Bosco (Bala com Bala)

Uma marca no violão brasileiro, o mineiro João Bosco é dono de uma levada muito única na música. Excepcional!

Aqui no vídeo: Nelson Faria na guitarra, Kiko Freitas na Bateria, Ney Conceição no contrabaixo. Parabéns ao trio de sopro também. Muito som!



"Bala com bala" está no seu primeiro disco solo: "João Bosco", lá de 1973.

Numa carreira com mais de 20 discos, João Bosco é compositor de músicas muito interpretadas ,como: "Incompatibilidade de Gênios", "O Bêbado e o Equilibrista", "Linha de Passe", entre outras.

Acesse:
www.joaobosco.com.br/novo/

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Richie Sambora (Wanted Dead or Alive)

Mais conhecido por ser guitarrista do Bon Jovi, Richie Sambora é daqueles que certamente faz a diferença na banda. Guitarras, violões e backing vocal.

Aqui, "Wanted Dead or Alive", que está no disco "Slippery when Wet", de 1986.




Esse vídeo é extraído do DVD "Crush Tour", de 2000, que inclui outros hits, como: "You Give love", "One Wild Night", "I'll be there", entre outras.

Richie Sambora tem dois ótimos discos solo: "Stranger in this Town", 1991 e "Undiscovered Soul", 1998. Vale a pena conferir!

Veja também:
www.richiesambora.com.br/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rosa Passos (Águas de Março)

Excepcional intérprete, hoje temos Rosa Passos num show de Yo-Yo Ma em 2003, fazendo "Águas de Março", de Tom Jobim.

Além do mestre Yo-Yo Ma no cello, temos Cyro Baptista na percussão e o grande Nilson Matta no contrabaixo.



Com mais de 10 discos lançados, Rosa Passos já interpretou muito bem ótimos compositores, como: Tom Jobim, João Bosco, Djavan, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros. A musicista também traz composições próprias em seus álbuns.

Mais em:
www.rosapassos.com.br/stage/en/home.asp

Thelonius Monk (Round MIdnight)

Um dos ícones do jazz norte-americano, o grande pianista Thelonius Monk e uma de suas mais interpretadas composições, "'Round Midnight".





Um pouco mais em:
www.theloniousrecords.com/

Hermeto Pascoal "Joyce"

Lenda na música brasileira: Hermeto Pascoal, com a "Joyce".

Com ele, Aline Moreira na voz, Itiberê Zwarg no contrabaixo, Márcio Bahia na bateria, André Marques no piano, Vinícius Dorin no sax e Fabio Pascoal na percussão.





Com quase 40 discos lançados já, Hermeto é uma das maiores referência na composição da música brasileira. Dicas de grandes discos: "Festas dos deuses", 1992, e "Slave Mass", 1977. Excepcional!


Leia também:
www.hermetopascoal.com.br/